Home Questões Profeta Como Sabemos Que Muhammad ﷺ É Um Profeta De Deus?

Como Sabemos Que Muhammad ﷺ É Um Profeta De Deus?

0
Muhammad profeta

O Sagrado Alcorão ensina que devemos acreditar em todos os profetas e mensageiros e que todos eles foram escolhidos para ajudar a orientar a humanidade para a verdade suprema da unicidade de Deus e nossa servidão para Ele. O Sagrado Alcorão menciona as histórias de Abraão, Moisés, Jesus, Davi, João, Zacarias, Elias, Jacó e José,que a paz de Deus esteja sobre todos eles.

O papel desses mensageiros e profetas é ser uma manifestação do que lhes foi revelado. Por exemplo, eles serão modelos de papéis e exemplos da consciência de Deus, piedade e compaixão. Como os mensageiros receberam a palavra revelada de Deus, seu papel também inclui ensinar a interpretação correta e a compreensão do que Deus revelou. Além disso, os mensageiros e os profetas atuam como um exemplo prático e espiritual, pois incorporam o significado, a mensagem e os valores transmitidos pelo texto divino. Nesta perspectiva, a Divina revelação nos diz o que fazer e a vida do Profeta ﷺ mostra-nos como fazê-lo.

O Sagrado Alcorão menciona cinco vezes o nome do Profeta Muhammad (Que a paz e bençãos estejam com ele) e confirma que o livro lhe foi revelado através do anjo Gabriel. O Sagrado Alcorão afirma que Muhammad ﷺ é o último mensageiro de Deus. Nesta perspectiva, afirmar intelectualmente este status do Profeta Muhammad ﷺ é bastante simples. Uma vez que o Sagrado Alcorão foi estabelecido como um livro divino, segue necessariamente que o que quer que diga será a verdade. Uma vez que ele menciona Muhammad ﷺ como o mensageiro de Deus, e o que vem da verdade é verdade, então o fato de que Muhammad ﷺ foi um mensageiro da revelação divina também é verdade.

Apesar desta conclusão inegável, o fato de que o Profeta Muhammad ﷺ foi o último mensageiro de Deus também pode ser deduzido de suas experiências, ensinamentos, caráter e o impacto que ele tem no mundo.

As experiências de vida do Profeta Muhammad ﷺ são um dos argumentos mais fortes em apoio à sua reivindicação – e, por extensão, a afirmação do Sagrado Alcorão – que ele era o último mensageiro de Deus. Uma vez que uma análise de sua vida é realizada, concluir que ele mentia ou estava enganado equivaleria a concluir que ninguém nunca falou a verdade. Para ser brutalmente honesto, seria o equivalente epistêmico de negar que a pessoa que você chamou de sua mãe deu a luz a você. Os ensinamentos do Profeta Muhammad ﷺ cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo espiritualidade, sociedade, economia e psicologia. Estudando suas declarações e tomando seus ensinamentos numa abordagem holística, forçará qualquer mente racional a concluir que havia algo muito singular e especial sobre esse homem. Significativamente, o exame de seu personagem no contexto de uma miríade de situações e circunstâncias difíceis facilitará a conclusão de que ele tinha níveis de tolerância, e humildade sem precedentes – sinais-chave de um caráter profético. A vida e os ensinamentos de Muhammad ﷺ, no entanto, não só influenciaram o mundo árabe, mas também tiveram um tremendo impacto em toda a humanidade. Simplificando, Muhammad ﷺ foi responsável por tolerância, progresso e justiça sem precedentes.

Negar Muhammad ﷺ, Negar sua Mãe

A única verdadeira fonte de conhecimento que temos para confirmar que a senhora que chamamos de nossa mãe nos deu a luz é conhecimento de testemunho. Mesmo se afirmarmos ter um certificado de nascimento, registros hospitalares ou um certificado de teste de DNA, estes ainda são exemplos de conhecimento de testemunho. Você tem que acreditar na opinião dos outros.

Nesse caso, quem preencheu o certificado de nascimento, o responsável pelos registros hospitalares e a pessoa que completou o certificado de teste de DNA. Fundamentalmente, é apenas com base em uma transmissão de depoimentos; não há um pingo de evidências físicas de que você possa verificar empiricamente a afirmação de que sua mãe deu à luz seu filho. Mesmo se você puder fazer o teste de DNA você mesmo (o que é altamente improvável), sua convicção, agora que ela deu à luza você, não se baseia no fato de que você pode potencialmente adquirir os resultados. A ironia é que a única razão pela qual você acredita que você pode usar um teste de DNA para verificar se sua mãe deu à luz a você é baseado na transmissão de depoimentos de alguma autoridade dizendo que você ainda não o fez.

Então, de uma perspectiva epistêmica, a base para sua crença de que sua mãe deu à luz a você é baseada em algumas instâncias de transmissão de testemunhos. Uma vez que temos evidências testimoniais muito mais autênticas para concluir que o Profeta Muhammad ﷺ foi o profeta final de Deus, então, negar a Muhammad ﷺ equivaleria a negar sua própria mãe.

Argumento

O Profeta Muhammad ﷺ reivindicou a profecia há mais de 1.400 anos com a seguinte mensagem simples, mas profunda: Não há nenhum digno de adoração, exceto Deus, e o Profeta Muhammad é o último mensageiro de Deus.

O Profeta Muhammad ﷺ tornou-se um profeta aos 40 anos, depois de passar algum tempo meditando e refletindo em uma caverna fora de Meca. O alvorecer da profecia começou com a revelação dos primeiros versículos do Sagrado Alcorão. Sua mensagem era simples:

Nosso propósito final na vida é adorar a Deus. O culto é um termo abrangente na tradição espiritual islâmica; significa amar, conhecer, obedecer e dedicar todos os atos de adoração a Deus somente.

Para testar se sua reivindicação de profecia e sua mensagem era verdadeira, devemos investigar racionalmente as narrativas históricas e testemunhos sobre a vida do Profeta ﷺ. Uma vez que fizermos isso, estaremos em condições de chegar a uma conclusão equilibrada a este respeito.

O Sagrado Alcorão fornece uma abordagem racional para testar a reivindicação do Profeta ﷺ. Argumenta que o Profeta ﷺ não é mentiroso, enojado, desviado ou iludido, e nega que ele fale de seu próprio desejo. O Sagrado Alcorão afirma que ele é realmente o mensageiro de Deus; portanto, ele está falando a verdade:

“Vosso companheiro não se desencaminhou nem se transviou, E não fala, por paixão.” [Sagrado Alcorão 53:2-3]

Podemos resumir o argumento da seguinte maneira:
– Ou o Profeta Muhammad ﷺ era mentiroso ou iludido, ou falava a verdade;
– O Profeta ﷺ não poderia ter sido mentiroso ou iludido;
– Portanto, o Profeta ﷺ falava a verdade.

Ele Era um Mentiroso?

As primeiras fontes históricas na vida do Profeta Muhammad ﷺ ilustram a integridade de seu caráter. Ele não era um mentiroso e afirmar tal coisa tanto é indefensável.

As razões para isso abundam – por exemplo, ele era conhecido mesmo pelos inimigos da sua mensagem como “Confiável”.

Ele foi perseguido por suas crenças, boicotado e exilado da sua amada cidade – Meca. Ele estava morrendo de fome e foi apedrejado por crianças até o ponto de o sangue encharcar suas pernas. Sua esposa faleceu e seus amados companheiros foram torturados e perseguidos. Mais uma prova da confiabilidade e da credibilidade do Profeta ﷺ é sustentada pelo fato de que um mentiroso costuma mentir para algum ganho mundano.

Muhammad ﷺ sofreu tremendamente por sua mensagem e rejeitou as riquezas e o poder que lhe foi oferecido para parar de promulgar sua mensagem. Ele era intransigente em seu chamado à unidade de Deus.

Montgomery Watt, o falecido Professor emérito de Estudos Árabes e Islâmicos, explora isso em “Muhammad em Meca” e argumenta que chamar o Profeta ﷺ de um impostor é irracional:

Sua prontidão para sofrer perseguição por suas crenças, o alto caráter moral dos homens que acreditavam nele e olhavam para ele como um líder, e a grandeza de sua conquista final – todos argumentam sua integridade fundamental. Supor que Muhammad era um impostor, levanta mais problemas do que os resolve.

Ele era iludido?

Afirmar que o Profeta Muhammad ﷺ era iludido é discutir que ele esteve iludido em acreditar que ele era o mensageiro de Deus. Se alguém está iludido, ele tem uma forte convicção em uma opinião, apesar de qualquer prova contrária. Outra maneira de ver a questão da ilusão é que, quando alguém está iludido, fala falsidade enquanto acredita que é verdade. O Profeta Muhammad ﷺ teve muitas experiências durante sua carreira que, se ele estivesse iludido, ele os usaria como evidências para sustentar sua ilusão.

Um exemplo é a morte de seu filho, Ibrahim. O menino morreu em uma idade precoce e no dia em que morreu, houve um eclipse solar. Muitos árabes pensaram que Deus fez o eclipse acontecer porque o filho do profeta faleceu. Se o Profeta ﷺ fosse iludido, ele teria usado essa oportunidade para reforçar sua reivindicação. No entanto, ele não o fez, rejeitou as afirmações do povo. O Profeta ﷺ respondeu-lhes da seguinte maneira:

“O sol e a lua não se eclipsam por causa da morte de algum povo, mas são dois sinais entre os sinais de Deus. Quando virem-nos, levantem-se e orem. “

O Profeta ﷺ também anunciou muitas coisas que ocorreriam em sua comunidade após sua morte. Esses eventos ocorreram exatamente como Muhammadﷺ previu, e isso não é consistente de um indivíduo iludido. Por exemplo:

A Invasão Mongol

Seiscentos anos depois da morte do Profeta Muhammad ﷺ, os mongóis invadiram as terras muçulmanas e massacraram milhões de pessoas. Um marco significativo na invasão foi o saque de Bagdá. Naquela época, era conhecida como uma cidade de aprendizagem e cultura. Os mongóis chegaram a Bagdá em 1258 e passaram uma semana inteira derramando sangue. Eles estavam inclinados a demolir a cidade. Milhares de livros foram destruídos e até um milhão de pessoas foram mortas. Este foi um evento importante na história islâmica.

Os mongóis eram não-árabes que tinham narizes planos, olhos pequenos e suas botas eram feitas de cabelo; Os mongóis tinham capas de peles sobre suas botas chamadas degtii. Isto foi previsto pelo Profeta Muhammad ﷺ centenas de anos antes da invasão mongol:

“A Hora não será estabelecida até vocês lutarem contra Khudh e Kirman entre os não-árabes. Serão de rostos vermelhos, narizes planos e olhos pequenos; seus rostos parecerão escudos planos e seus sapatos serão de cabelo. ”

Competição na construção de edifícios altos

“Agora, fale-me da Hora Final”, disse o homem. O Profeta ﷺ respondeu: “O perguntado não sabe mais do que aquele que pergunta.” “Então me fale sobre seus sinais”, disse o homem. O Profeta ﷺ respondeu: “Você verá os beduínos descalços e despidos competirem na construção de edifícios altos”. Observe o detalhe na profecia: um povo específico (os beduínos árabes da região) foram identificados. O Profeta Muhammad ﷺ poderia ter jogado no seguro facilmente usando uma linguagem mais geral, como “Você verá concorrência na construção de edifícios altos …”

O que naturalmente seria flexível o suficiente para ser aplicado a qualquer pessoa no mundo. Hoje percebemos, na Península Arábica, que os árabes que costumavam ser empobrecidos pastores de camelos e ovelhas estão competindo na construção dos maiores arranha-céus.

Hoje, a Burj Khalifa em Dubai é a estrutura artificial mais alta do mundo a 828 metros. Pouco tempo após a conclusão, uma família rival na Arábia Saudita anunciou que construiríam uma torre mais alta (1.000 metros) do Reino. Assim, eles estão literalmente competindo uns com os outros sobre quem pode construir o prédio mais alto.

Agora, o que é notável é que até apenas 50 ou 60 anos atrás, as pessoas da região dificilmente tinham casas. Na verdade, a maioria deles ainda eram beduínos, vivendo em tendas. A descoberta do petróleo no século 20 levou à transformação da região. Se não fosse o petróleo, é provável que a região ainda fosse o deserto estéril que era no momento da revelação do Sagrado Alcorão. Se esta fosse uma simples adivinhação da sua parte, a descoberta de petróleo representaria um enorme golpe de sorte. Além disso, se o Profeta Muhammad ﷺ estivesse meramente adivinhando, não teria mais sentido relacionar esta profecia com as superpotências de seu tempo – Roma e Pérsia – que (ao contrário dos árabes) já tinham tendência a construir edifícios extravagantes e palácios? Ele Estava Falando A Verdade.

Considerando o que foi discutido até agora, a conclusão mais razoável é que o Profeta Muhammad ﷺ falava a verdade. Esta conclusão é ecoada pelo historiador Dr. William Draper:

Quatro anos após a morte de Justiniano, 569 dC, nasceu em Meca, na Arábia, o homem que, de todos os homens, exerceu a maior influência sobre a raça humana … Ser o chefe religioso de muitos impérios, orientar a vida diária de um terço da raça humana, talvez justifique o título de um mensageiro de Deus.

Os Ensinamentos, Caráter e Impacto do Profeta ﷺ

Os ensinamentos de Muhammad ﷺ também não são de alguém enganado ou mentiroso. Entre muitos de seus ensinamentos, ele ensinou a humanidade sobre compaixão e misericórdia, humildade e paz, amor e como beneficiar e servir os outros. O caráter do Profeta ﷺera de perfeição. Chegou ao cume das virtudes; Ele era compassivo, humilde, tolerante, justo, e mostrou grande humanidade, tolerância e piedade. Sua orientação também teve um impacto sem precedentes no mundo. A liderança profunda do Profeta ﷺ e ensinamentos sublimes sobre tolerância, justiça, progresso e liberdade de crença e muitas outras áreas da vida indicam fortemente que ele não esteve enganado; antes ele era um homem da verdade. Abaixo estão algumas das palavras do profeta Muhammad ﷺ.

Misericórdia e Compaixão

“O Misericordioso mostra misericórdia para aqueles que são misericordiosos [para outros]. Então, mostre misericórdia do que quer que esteja na Terra, e Aquele que está nos céus mostrará Sua misericórdia. ”

“Deus é compassivo e ama a compaixão.”

“Não é um de nós aquele que não tem compaixão pelos nossos pequeninos e não honra os nossos antigos.”

“Que Deus tenha piedade do homem que é amável quando compra, quando vende, e quando faz uma demanda.”

Contentamento e Espiritualidade

“A riqueza não está em ter muitas posses. Em vez disso, a verdadeira riqueza é a riqueza da alma.”

“Na verdade, Deus não olha para seus corpos nem para suas aparências. Mas, ele olha para seus corações e suas ações.”

“Não fale demais sem a recordação de Deus. Na verdade, a conversa excessiva sem recordação de Deus endurece o coração. E, de fato, o povo mais distante de Deus é aquele com um coração duro. ”

Amor

“O servo de Deus não alcança a realidade da fé até que ele ame para as pessoas o que ele ama para si mesmo da bondade.”

“Ame para as pessoas o que você ama para si mesmo e você será um Muçulmano. Comporte-se bem com seus vizinhos e você será um crente.”

“A melhor ação após a crença em Deus é um amor benevolente para com as pessoas.”

Comunidade e Paz

O Profeta Muhammad ﷺ foi perguntado: “Que tipo de atos ou traços do islamismo são bons?” Ele respondeu: “Alimentar os outros e cumprimentar aqueles a quem você conhece e aqueles que você não conhece.”

“Toda a humanidade provém de Adão e Eva, um árabe não tem superioridade sobre um não árabe nem um não árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; também um branco não tem superioridade sobre um negro nem um negro tem qualquer superioridade sobre um branco, exceto pela piedade e boa ação.”

“O crente não é aquele que come até saciar enquanto o seu vizinho tem fome.”

Caridade e Humanitarismo

“Visite os doentes, alimente os famintos e liberte os cativos.”

“Facilite as coisas e não as torne difíceis, e dê boas novas e não faça as pessoas fugirem.”

“Todo ato de bondade é caridade.”

Caráter e Maneiras

“Os crentes que mostram a fé mais perfeita são aqueles que têm o melhor caráter, e o melhor de vocês é o que é melhor para suas esposas.”

“[Deus] me revelou que vocês deveria adotar a humildade para que ninguém oprimisse o outro.”

“Aquele que verdadeiramente acredita em Deus e no último Dia deve falar bem ou manter o silêncio.”

“O melhor de entre vós é aquele que tem os melhores costumes.”

Ambiente e Animais

“Se um muçulmano planta uma árvore ou semeia sementes, e então um pássaro, ou uma pessoa ou um animal dela comer, é considerado como um presente de caridade (sadaqah) para ele.”

“Remover coisas nocivas da estrada é um ato de caridade.”

“Quem mata um pardal ou algo maior do que isso sem uma justa causa, Deus o responsabilizará no Dia do Juízo.”

O Impacto de Muhammad ﷺ no mundo

O Profeta Muhammad ﷺ foi verdadeiramente uma misericórdia para a humanidade. Esta afirmação não é apenas justificada por sua mensagem e seus ensinamentos, mas também inclui seu impacto sem precedentes em nosso mundo. Há duas razões principais pelas quais seus ensinamentos em nível social eram tão transformadores: a justiça e a compaixão do islamismo.

Compaixão e justiça são seus valores centrais, expressados através de uma crença sincera na existência e adoração de um Deus. Ao elegê-Lo para adoração e estar consciente da sua responsabilidade, um muçulmano é encorajado a agir com compaixão e justiça. O Sagrado Alcorão afirma claramente a este respeito:

“Ó vós que credes! Sede constantes em servir a Allah, sendo testemunhas com equanimidade. E que o ódio para com um povo não vos induza a não serdes justos. Sede justos: isso está mais próximo da piedade. E temei a Allah. Por certo, Allah do que fazeis, é Conhecedor.” [Sagrado Alcorão 5:8]

“Ó vós que credes! Sede constantes na equanimidade, testemunhando por Allah, ainda que contra vós mesmos, ou contra os pais e os parentes. Quer se trate de rico ou pobre, Allah terá prioridade sobre ambos. Então, não sigais as paixões, para serdes justos. E, se deturpais o testemunho ou dais de ombros, por certo, Allah, do que fazeis, é Conhecedor.” [Sagrado Alcorão 4:135]

“E o que te faz inteirar-te do que é o obstáculo? É libertar um escravo,Ou alimentar, em dia de penúria,Um orfão aparentado,Ou um necessitado empoeirado pela miséria.Em seguida, é ser dos que crêem e se recomendam, mutuamente, a paciência, e se recomendam, mutuamente, a misericórdia. “[Sagrado Alcorão 90: 12-17]

Conclusão

A principal razão pela qual o Profeta Muhammad ﷺ foi capaz de influenciar diretamente tais sociedades tolerantes e compassivas foi devido a afirmação da Unicidade de Deus, agradando e adorando a Ele, foi a base espiritual e moral de sua vida e das vidas daqueles que amaram e seguiram-no.

A credibilidade do Profeta Muhammad ﷺ, seu alto caráter moral e o impacto que ele teve no mundo estabelece um argumento forte para o seu ser Mensageiro final de Deus. Estudar sua vida e entender seus ensinamentos de maneira holística e matizada levará a uma única conclusão: ele era uma misericórdia para o mundo e aquele escolhido por Deus para levar o mundo a orientação divina e luz.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…