Home Básicos Jesus e a Bíblia O que o Islã ensina sobre Jesus e sua Mãe?

O que o Islã ensina sobre Jesus e sua Mãe?

Jesus e sua mãe

O que o Islã ensina sobre Jesus e sua Mãe?

Jesus ensinou a mesma mensagem eterna que foi ensinada por todos os Mensageiros de Deus, de Adão, através de Noé, Abraão, Moisés e terminando com a missão do último Posto de Deus para a humanidade, Muhammad (que paz esteja com todos eles), cuja vinda foi Predito pelo próprio Jesus.

Algumas pessoas dizem que ele era um profeta, outros o chamam de deus, enquanto outros dizem que ele era um homem muito sábio. Mas seja qual for a sua idéia, uma coisa permanece certa: ele não era um homem comum.

Jesus viveu há cerca de 2.000 anos na antiga Palestina quando o Império Romano estava no seu auge. Ele não foi concebido da maneira usual, mas foi implantado no ventre de uma jovem chamada Maria. Deus simplesmente ordenou, “Seja” e ele era. Nesse sentido, ele era “uma palavra” de Deus e um sinal especial para a humanidade. Na verdade, ele era o último de uma longa linhagem de guias religiosos enviados aos judeus.

Maria, a Abençoada

Maria era uma mulher justa. Sua mãe a dedicou ao serviço de Deus antes mesmo de ela nascer. Como uma criança, ela viveu uma vida marcada pela saúde e justiça, que outros apontaram em admiração. Ela foi criada pelo sábio Zacarias, que infundiu nela um belo senso de fé em Deus. Quando se tornou uma jovem, Maria procurou purificar-se ainda mais diante de seu Senhor. Sabendo que a confusão da vida nas cidades era uma distração, ela se retirou de seu povo para um santuário no Oriente. Lá ela podia meditar em isolamento e paz. De repente, num dia que não parecia diferente do resto, um anjo de Deus a visitou, disfarçado à semelhança de um humano. Com medo de uma visão tão estranha, Maria orou por proteção, mas o ser estranho a tranquilizou e declarou que ele era um mensageiro do Senhor para anunciar as boas-vindas de um filho impecável. Maria, espantada, perguntou como isso era possível, visto que nenhum homem a tinha tocado. Mas o anjo respondeu: “O teu Senhor diz, é fácil para mim….” Mas quando sentiu a pequena criança dentro dela, fugiu do seu santuário por medo do que sua família faria ou diria quando soubessem as notícias. Maria, no entanto, não era para enfrentar dificuldades. Quando em seu desespero ela gritou para Deus para o esquecimento, uma voz a acalmou e ela encontrou a sombra fresca. Sob uma palmeira datada no calor do final do verão, ela fez sua morada e lá trouxe a criança diferente de qualquer outro na história humana.

Pouco tempo depois, Maria retornou à sua comunidade carregando o menino que seria chamado Messias, Jesus e filho de Maria. Quando seu povo a viu com o bebê em seus braços, eles não podiam acreditar em seus olhos, muito menos aceitar sua palavra. Eles se recusaram a acreditar quando ela falou de um anjo que veio e disse que ela foi escolhida acima de todas as outras mulheres para carregar este fardo. Eles a acusavam de infidelidade e insinuavam que ela havia arruinado o nome da família. Maria, estando sobrecarregada, simplesmente fez um gesto manso para a criança.

A Vida Milagrosa de Jesus

Agora, a criança era produto de um milagre e, conseqüentemente, coisas milagrosas começaram a acontecer. Em defesa de sua mãe e da verdade, o menino Jesus falou, disse: “Eu sou um servo de Deus. Ele me deu Escritura e me fez um Profeta. Ele me abençoou onde quer que eu esteja e fez da oração e da caridade o meu dever enquanto eu viver.” Isso colocou os detratores em repouso.

Durante sua juventude, Jesus permaneceu obediente a sua mãe e desenvolveu-se rapidamente em inteligência, sabedoria e piedade. Difundiu o aprendido e foi admirado extremamente por aqueles em torno dele que apreciaram seus talentos. Ele afirmou ser um sinal de Deus e um Mensageiro aos israelitas.

Seu povo tinha se afastado do espírito da verdade e depositado sua confiança no legalismo, enterrando assim o seu sentido de misericórdia debaixo de rolos e rituais empoeirados. Finalmente, quando ele chegou à idade, Jesus começou a viajar e pregar em toda a terra da Palestina sobre um retorno à verdade das antigas revelações e uma rejeição de tudo o que o homem havia acrescentado. Em sua tarefa, ele era apoiado pelo espírito da verdade, o anjo Gabriel.

O Evangelho sua mensagem

Os muçulmanos acreditam na mensagem de Jesus sobre a unidade de Deus, antes de ser alterada.

Ele ensinou que o amor e a misericórdia superam o ódio e a raiva e que somente uma fé verdadeira e sincera no Criador e a obediência à Sua vontade podem trazer a salvação de uma pessoa nesta vida, assim como na próxima.

Para reforçar sua mensagem, que foi chamada “Injeel” (Boa Nova), Deus concedeu-lhe a realização de milagres. Ele curou os doentes, levantou os aflitos e ressuscitou os mortos. Todas estas coisas ele fez com a permissão de Deus, nunca tendo crédito por eles próprios.

Ele conduziu uma vida simples e piedosa. Logo ele atraiu um círculo íntimo de seguidores devotos que escutaram seus ensinamentos com fervor e humildade. Esses discípulos, entre eles Pedro, Barnabé e João, o ajudaram a levar a mensagem do Amor Divino ao povo. Ajudaram-no na sua missão.

Um teste de vontades

Mas nenhum justo de Deus está sem julgamento e tribulação. À medida que a mensagem de Jesus começou a ganhar maior aceitação, uma pequena turma de hipócritas e homens maus começou a conspirar contra ele. Eles eram os sacerdotes e líderes dos judeus, cuja posição e riqueza dependiam do seu lugar como os únicos intérpretes da religião para as massas. Eles o perseguiram e seus seguidores e eventualmente o capturaram. Embora abusassem dele, ele nunca renunciava a sua fé no único Deus. Assim, em sua ira eles conspiraram para crucificá-lo em uma cruz romana.

Os muçulmanos acreditam que o fim dos tempos Jesus voltará, em Damasco, hoje Síria.

Mas Jesus escorregou de seu aperto no último momento, e todo o tempo eles achavam que tinham conseguido. Eles estavam certos de que o haviam matado, mas Deus respondeu à oração de Jesus e o salvou de seus esquemas. A confusão ultrapassou a multidão e eles poderiam ter matado o homem que traiu Jesus em vez disso. Em todo caso, Jesus escapou de suas mãos. Então Deus removeu Jesus deste mundo para outra dimensão, para um lugar com Ele, para não retornar mais tarde.

Com o seu professor ido, os devotos seguidores de Jesus tentaram manter a pureza e a simplicidade de seus ensinamentos. Mas logo foram cercados e atingidos por um fluxo de influências romanas e gregas, que finalmente enterraram e distorceram a mensagem de Jesus de que apenas um pouco de sua verdade permanece. As doutrinas estranhas de Jesus ensinaram a mesma mensagem eterna que foi ensinada por todos os Mensageiros de Deus, de Adão, através de Noé, Abraão, Moisés e terminando com a missão do último enviado de Deus para a humanidade, Muhammad ﷺ Cuja vinda foi predita pelo próprio Jesus.

Jesus era um dos servos de Deus.

Cada nação e cada povo, dos astecas aos gregos, receberam de Deus um Profeta ou um Mensageiro. Jesus foi o último de uma série de Mensageiros enviados aos israelitas, mas eles sempre se desviaram do caminho da entrega a Deus.

“Eu sou de fato um servo de Deus, Ele me deu revelação e me fez um profeta, e Ele me fez abençoado onde quer que eu seja e ordenou a mim a oração e a caridade enquanto eu viver” [Sagrado Alcorão 19:30-31]

Jesus sendo um homem-deus, de Deus morrendo, de santo culto e de Deus sendo composto de diferentes partes entrou em voga e foram aceitos por muitos daqueles que tomaram o nome de “cristãos” séculos depois de Jesus.

Os únicos registros que nos chegam a respeito de Jesus são um material biográfico esboçado, mal pesquisado e compilado, que de modo algum pode ser representativo da mensagem completa e precisa de Jesus, o Filho de Maria. O tempo da mensagem final e incorruptível ainda não estava próximo. Seria deixado ao último profeta de Deus, Muhammad ﷺ, esclarecer a verdade das adições e remoção do homem.

Cada um dos muitos mensageiros falava uma língua diferente e seguia costumes variados. No entanto, a fé central ensinada por cada um era a mesma: entregue sua vontade imperfeita e inconstante à perfeita vontade do Poder que é maior do que você. Você então encontrará a paz e a liberdade que somente o Criador de todas as coisas pode prover. Então você deve fazer o que é certo e bom para seus semelhantes. Este modo de vida é chamado Islã (rendição a Deus e paz).

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…