Home Questões Allah Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

voce-nao-pode-ver-deus-por-que-acreditar

Ver Deus é suficiente para crer?

O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria com todas as dúvidas sobre Sua existência e uniria os seres humanos em uma família religiosa? Anunciaria o começo de uma sociedade utópica na Terra? Imagine que o indivíduo comum foi capaz de ver Deus. Quanto tempo eles precisariam para vê-Lo para se convencer? Eles necessitam falar com Deus? Outras pessoas acreditariam que o viram? E depois de ver Deus, como podemos ter certeza de que a mente deles não pregaria peças nelas e que começariam a duvidar novamente? Algum tempo depois, eles necessitam ver Deus novamente?

Precisamos “ver” para “saber”?

“Acredito quando vejo” é uma afirmação de desprezo que dizemos quando não estamos convencidos do “em discussão”. Não precisamos ‘ver’ para acreditar. Somos perfeitamente capazes de nos convencer ao receber a prova certa e, se esse não fosse o caso, nossas vidas seriam caóticas.

Por exemplo, antes de viajar, as pessoas verificam o clima e as condições do tráfego. Se a rota mais direta estiver bloqueada, eles terão uma rota mais longa. Eles não precisam “ver” o tráfego para se convencer e alterar os planos de acordo com as informações disponíveis.

Da mesma forma, em todos os aspectos de nossas vidas, do trabalho à socialização, agimos de acordo com as informações disponíveis. Nós nos conectamos com outros seres humanos sem ‘ver’. Não precisamos ter um bate-papo por vídeo ou ver provas visuais de nossos colegas on-line, embora possamos estar curiosos sobre eles. Não duvidamos que sejam reais porque, embora não os vejamos, temos evidências como correspondência, textos e documentos.

O mesmo argumento foi feito de maneira eloquente por um beduíno na Arábia, quando lhe perguntaram como ele poderia se convencer de Deus quando nunca o vira.

Ele respondeu: “Estrume de camelo indica camelo, estrume de burro indica burro e pegada indica viagem. Portanto, o céu, com suas constelações e os mares com suas ondas, não indicam o Onisciente, o Todo-Poderoso?”

A analogia pode ser simples – talvez até grosseira, mas o ponto é profundo. Como seres humanos, somos surpreendidos por nossos próprios avanços em todas as esferas do conhecimento, seja na arquitetura, na tecnologia ou na criatividade. Mas nunca atribuímos nossas realizações ao acaso ou a um processo natural. Aceitamos que nossas invenções tenham inventores ou fabricantes. No entanto, apesar de todos os avanços, eles são insignificantes quando comparados às maravilhas do “mundo natural”. A estrutura mais alta não pode ser comparada à montanha mais alta; a luz mais brilhante é insignificante ao lado do sol; e a poderosa civilização é minúscula em comparação com a vastidão alucinante do universo.

Se não podemos aceitar que pequenas criações possam surgir espontaneamente, não é irracional supor que as montanhas; o sol e todo o universo não têm um criador poderoso?

A prova de Deus está ao nosso redor

O Sagrado Alcorão nos diz:

De fato, na criação dos céus e da terra, e na alternância da noite e do dia, e nos [grandes] navios que navegam pelo mar com aquilo que beneficia as pessoas, e o que Deus enviou dos céus da chuva , dando vida à terra depois de sua falta de vida e dispersando nela toda [espécie de] criatura em movimento, e [Sua] direção dos ventos e das nuvens controladas entre o céu e a terra são sinais para um povo que usa a razão “. [Sagrado Alcorão 2: 164]

Temos provas de um todo-poderoso Criador ao nosso redor. O Alcorão nos convida a usar nossa maior faculdade da razão para ver a evidência de um Criador em Sua criação. Sem ver Deus, podemos estar firmemente convencidos de Sua existência.

Pegue qualquer parte do nosso mundo ou universo que o fascine e você não deixará de encontrar provas da existência de Deus. Do funcionamento harmonioso do universo ao processo complexo que ocorre em nossos próprios corpos. Das profundezas do oceano às nuvens no céu. Da diversidade da linguagem humana, comida e cultura ao mundo dos animais, perfeitamente projetados para seu ambiente específico. A evidência não mostra nenhum acidente ou adaptação evolutiva ocorrendo, mas mostra um universo cuidadosamente planejado, projetado, sustentado e bonito por um Criador Supremo. Em outras palavras, na criação, podemos ‘ver’ Deus.

Nossa natureza inata sabe que Deus existe

A crença no Criador Supremo de tudo o que existe está arraigada na natureza humana. Mesmo se optarmos por não ver Deus nas evidências que estão ao nosso redor, nossa verdadeira natureza não poderá negar. Em momentos de angústia e desastre em nossas vidas, nossa verdadeira natureza brilha; quando nos deparamos com a perspectiva iminente de nossa própria morte ou de nosso filho ou outro ente querido, até o ateu mais incrédulo é forçado a clamar a Deus. Apesar de todos os nossos avanços, não podemos controlar a vida e a morte, nem controlar a chuva ou o vento, muito menos alterar qualquer parte do universo giratório, mesmo que por uma pequena fração. Diante de nossas próprias limitações, quando negamos que Deus exista, procuramos uma palavra para descrever o poder e a sabedoria de Deus que podemos ver e sentir. Recorremos a palavras como “mãe natureza”, “leis da natureza”, “processo natural” ou mesmo “ordem do universo”. É um reconhecimento relutante de que existe um poder que controla o universo.

O Sagrado Alcorão pergunta àqueles que não acreditam:

“Ou eles foram criados por nada, ou eles foram os criadores [de si mesmos]? Ou eles criaram os céus e a terra? Antes, eles não têm certeza”. [Sagrado Alcorão 52: 35-36]

“Allah é melhor ou o que eles associam a Ele?” [Mais precisamente], Ele [não é o melhor] quem criou os céus e a terra e enviou para você, chover do céu, fazendo crescer assim jardins de beleza alegre que você não poderia [de outra forma] cultivar suas árvores? Existe uma divindade com Allah? [Não], mas eles são pessoas que atribuem a ele [A Ele]. “[Sagrado Alcorão 27: 59-60]

Diante de todas as evidências ao nosso redor e dentro de nós, é inteiramente razoável acreditar na existência de Deus e estar firmemente convencido de Seu poder e sabedoria sem nunca ter visto Deus.

Mas ainda quero ver Deus

Uma pessoa pode estar convencida de que Deus existe, mas ainda pode perguntar: ‘Por que não consigo ver Deus?’

Como o crente não pode se maravilhar com a criação e poder de Deus e desejar ver o próprio Deus?

No Sagrado Alcorão, nos contam a história do Profeta Moisés e como ele pediu para ver Deus. Ele não tinha dúvidas sobre a existência de Deus, mas desde que ele recebeu um tempo e um local designados para falar com Deus, o Profeta Moisés assumiu que também veria Deus. O Alcorão declara:

“E quando Moisés chegou ao tempo designado e seu Senhor falou com ele, ele disse:

Meu Senhor, mostra-me para que eu possa olhar para ti.” [Allah] disse: “Você não me verá, mas olhe para a montanha; se ela permanecer no lugar, então você me verá”. Mas quando seu Senhor apareceu na montanha, ele a elevou e Moisés caiu inconsciente. E quando ele acordou, disse: “Exaltado é você! Eu me arrependi de você e sou o primeiro dos crentes”. [Sagrado Alcorão 7: 143]

Somos fisicamente incapazes de ver Deus

Quando Deus apareceu na montanha, ela se partiu em pedaços, porque Ele não é semelhante a nada que sabemos e somos incapazes de compreender e vê-Lo.

“A visão não o percebe, mas ele percebe toda a visão; e ele é o sutil, o conhecido”. [Sagrado Alcorão 6: 103]

[Ele é] Criador dos céus e da terra. Ele criou para vocês mesmos, companheiros e entre o gado, companheiros; Ele os multiplica assim. Não há nada como Ele, e Ele é a Audição, o que Vê. . ” [Sagrado Alcorão 42:11]

O que sabemos é o nosso mundo e é neste mundo, com certas condições que somos capazes de sobreviver. Se essas condições mudarem, como atmosfera, gravidade, temperatura, então não poderíamos sobreviver neste planeta.

Crença no Invisível

Os limites das habilidades que enfrentamos nos são impostos por Deus. Ele não nos deu a capacidade de vê-Lo, mas nos deu a capacidade de saber que Ele existe. Chegará, no entanto, um ponto em que o invisível se tornará conhecido por nós – um ponto em que Deus nos dará a capacidade de ver o que antes não podíamos. Veremos então o invisível, como a morte; a sepultura; os anjo;, o dia do julgamento e a vida após a morte.

Aqueles que creram no invisível, sem ter visto, e agiram de acordo com os mandamentos de Deus, à medida que foram revelados ao profeta Muhammad, terão um sucesso suprema.

São esses bem-sucedidos que finalmente “verão” a Deus. Eles terão a capacidade de ver Deus sem quebrar como a montanha. Será uma bela confirmação do que eles sempre souberam.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Todo o Mundo é Servo – Veja Como…

Você é Um Servo? Sim! Todo o ser humano é um servo. Mas a questão é: De quem ou de quê? Vo…