Home Questões Família Maneiras de acolher o filho recém-nascido no Islã

Maneiras de acolher o filho recém-nascido no Islã

bebe

Como dar boas vindas ao recém-nascido no Islã?

As crianças são uma fonte de prazer e um adorno para o mundo concedido por Deus a seus pais, eles dão vigor aos corações, alegria às almas, prazer aos olhos. Eles são o fruto daqueles que têm esperança em Allah de que eles irão suplicar por eles frequentemente:

“Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino” [Sagrado Alcorão 17:24]

Os filhos em todas as nações são aqueles sobre as quais a esperança para o futuro reside, e são a juventude do futuro que leva sobre os ombros o chamado ao Islam. O Islam realmente elevou o status das crianças e estabeleceu maneiras para seu tratamento em relação a todos os seus assuntos e a cada estágio de suas vidas, a partir destas maneiras extraímos os modos de acolher a chegada deles a essa vida.

Nosso Profeta (que a paz e as bênçãos estejam sobre ele) foi um exemplo vivo, educando, criando os muçulmanos nas práticas do Islam, ensinando-lhes a adorar o Senhor das melhores formas. Mas vários muçulmanos se desviaram de seus ensinamentos puros e substituíram o que é ouro para o que não vale a pena.

Então, aqui estão os costumes que o Profeta ﷺ nos ensinou com respeito ao recém-nascido.

Incentivo em Ter Filhos

Deus diz:

“Acercai-vos agora delas e desfrutai do que Deus vos prescreveu. “. [Sagrado Alcorão 2:187]

E o Profeta ﷺ disse:

“Casei o amoroso e fértil, porque através de você, eu irei competir com as nações pela superioridade em números” [Abu Dawud]

E é importante que os pais criem seus filhos com justiça, e assim, os pais se beneficiarão deles durante suas vidas e depois da morte. O Mensageiro de Allah (paz e benção sejam com ele) disse:

“Um servo terá sua posição elevada e dirá:” Ó meu Senhor, como isso aconteceu comigo? ” Ele dirá: ‘através de seus filhos depois de pedirem perdão para você’ “[ibn Majah]

Saiba que o que precedeu aplica-se igualmente a meninos e meninas, e, de fato, o Islã encorajou a criação de garotas e Deus condena aqueles que estão angustiados ao nascer de uma menina, e o mensageiro ﷺ veio elevando o status deste presente de Deus,

“Quem cuida de duas meninas até chegarem à idade adulta – ele e eu nos reuniremos no Dia da Ressurreição (assim) – e entrelaçou os dois dedos” [Sahih Muslim 4 / 122]

Significado no Paraíso. Então, eles podem ser uma honra maior dada às filhas ?!

Dando as Boas Novas do Nascimento

Os parentes que esperam ansiosamente devem ser informados para que possam parar de se preocupar e felicitar os pais e suplicar o bebê. Allah menciona que essas boas notícias são transmitidas a vários Profetas, de Zakariyyah de seu filho Yahya,

“Então os anjos o chamaram, enquanto ele estava em oração em uma sala privada (dizendo):” Deus te dá boas novas de Yahya “. [Sagrado Alcorão 3:39]

O Tahnik

Isto significa suavizar uma data e depois esfregar o paladar do recém-nascido com ele logo após o nascimento ou logo após. Isso é feito colocando um pedaço da data amolecida no dedo e esfregando-o da esquerda para a direita na boca do bebê.

Ibn Hajr disse: “se alguém não conseguir encontrar uma data seca, então uma nova data deve ser usada, e se isso não estiver disponível, então qualquer coisa doce”. [Fath 9/588]

Não é essencial para mastigar a data, em vez disso, pode ser suavizado de qualquer maneira. A ação de mascarar como relatada na sunnah era algo específico para o Mensageiro ﷺ devido às bênçãos que Deus colocou em sua saliva.

É feito por um pai ou a mãe ou qualquer outra pessoa de quem tem o conhecimento e cuja oração pode esperar para ser aceito. Isso faz com que as técnicas, bem como, e rezar para o bebê, como nós aprendemos a praticar Sahabov.

Diz Imam Nawawi “Os estudiosos concordam com a recomendação para tahnik o após o nascimento bebê ” [Sahih Muslim 4/122]

Aysha informou: “Os bebês recém-nascidos costumavam ser levados ao profeta Mohammad ﷺ e, ele suplicava por bençãos para eles e esfregava uma tâmara mastigada entre os lábios (do bebê)”. -[Sahih Muslim]

Nomeando a Criança

O bebê pode ser nomeado no dia do nascimento ou mais tarde no sétimo dia ou após o sétimo dia, pois isso é o que é claro após o estudo de todas as evidências da sunnah.

É o pai ou a mãe que escolheu o nome para o bebê. Se eles diferem entre si, então é o pai que tem a escolha, ele pode nomeá-lo pessoalmente ou dar a sua esposa o direito de escolher. O fato de que este é o direito do pai é mostrado pelo princípio de que a criança é atribuída e atribuída ao pai, como Allah diz,

“Ligue-os (filhos adotados) pelos (seus nomes) seus pais, isso é mais apenas na Visão de Deus” [Sagrado Alcorão 33:5]

Também é permitido aos pais permitir que outros nomeiem a criança, pois nosso Profeta ﷺ costumava citar alguns dos filhos de seus Companheiros.

O nome deve ter um significado bom e louvável, pois o Mensageiro ﷺ disse:

“No Dia da Ressurreição, você será chamado pelos seus nomes e seus nomes de pais, então faça seus nomes bons”. [Abu Dawud]

Recomenda-se chamar-se um servo de Allah (Abdullah) ou o servo de qualquer um dos nomes de Deus. Então, é recomendável nomear uma criança após um Profeta, devido ao hadith,

“Ligue-se pelos nomes dos profetas” [Abu Dawud]

E o hadith,

“Um filho nasceu para mim esta noite e eu o chamei depois do meu antepassado Ibrahim”[Muslim]

Então, é recomendável nomear a criança após qualquer pessoa piedosa com a esperança de que ela se torne como ele / ela. Então, é recomendável nomear por qualquer nome que tenha um bom significado.

É proibido nomear uma criança com um nome que denotar servidão para além de Allah, por exemplo, Abd an-Nabi, Abd ar-Rasul, etc., assim como é proibido nomeá-los com nomes particulares aos incrédulos como George, Michael, Susan etc.

Os nomes dos tiranos e das personalidades do mal devem ser evitados, como Fir’awn, Qarun, Abu Lahab, etc. Igualmente, não gosta de nomear com os nomes dos Surahs do Alcorão como ‘Ta Ha’ ou ‘Ya Sin’ como é Relatado pelo Imam Malik e outros. Não há um hadith autêntico que atribua os dois acima como sendo nomes do Profeta ﷺ.

O Aqiqah

Após o sétimo dia da chegada do recém-nascido, como uma forma de acolhimento e dar graças a Aquele que deu as bênçãos, é prescrito para abater uma ovelha. O Mensageiro ﷺ disse:

“Todo filho está em penhor por seu Aqiqah, que é sacrificado por ele em seu sétimo dia, e é chamado sobre ele, e sua cabeça é raspada” [Abu Dawud]

Se o recém-nascido é um menino, então duas ovelhas devem ser sacrificadas, e se é uma menina, então, uma ovelha. Esta é a posição da maioria dos estudiosos e Companheiros. O Profeta ﷺ disse:

“Para o menino duas ovelhas iguais, e para a menina, uma única ovelha”. [Ibn Majah]

Por isso, é permitido sacrificar o macho ou a fêmea ovelha ou cabra, e isso é melhor. Quanto ao sacrifício de outros animais, os estudiosos diferiram sobre isso.

O sacrifício deve ser feito pelo pai ou um parente próximo, pois o nosso Profeta ﷺ realizou o Aqiqah para seus dois netos. Também é obrigatório mencionar o nome de Alá sobre ele enquanto sacrifica, e se um parente próximo está realizando o Aqiqah, então ele deve acrescentar: “Este Aqiqah é o Aqiqah de tal e assim” mencionando o nome da pessoa em quem ele ele Está executando o Aqiqah, como é relatado no hadith relacionado por al-Bayhaqi.

A carne do sacrifício pode ser distribuída cozinhada ou não cozida, mas é preferível que ela seja cozida, pois isso leva a uma maior benção como mencionado por um grupo de estudiosos.

Raspar a Cabeça do Bebê

No sétimo dia após o nascimento, a cabeça do bebê deve ser depilada. Então, quando Al-Hasan nasceu, o Profeta ﷺ contou a sua filha, Fátima,

“Raspar a cabeça e dar o peso do cabelo em prata aos pobres” [Ahmad]

O lado direito da cabeça deve ser raspado primeiro, depois o esquerdo, como mencionado no hadith,

“Shave, e ele indicou o lado direito de sua cabeça, e depois a esquerda” [Muslim]

Não é permitido raspar uma parte da cabeça e deixar uma parte, pois isso foi proibido pelo Mensageiro (paz e bênçãos sejam sobre ele), conforme relatado por al-Bukhari. A visão mais forte parece ser que o chefe do menino ou a garota deve ser rapado, como é relatado que Fatimah pesava o cabelo de sua filha (Muwatta), mas os estudiosos diferem sobre isso, e Allah sabe melhor.

O barbear deve ser feito após o sacrifício, e nossos predecessores piedosos gostaram de esfregar algum perfume sobre a cabeça do bebê após o barbear.

Então é prescrito para dar o valor do peso do cabelo do bebê em prata em caridade, e é recomendável dar esta instituição de caridade no sétimo dia também, mas não é necessário fazê-lo e pode ser adiada.

Circuncisão

É prescrito que o menino seja circuncidado, recomenda-se que a circuncisão ocorra no sétimo dia, mas é obrigatório circuncidar antes que o menino chegue à puberdade.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…